Monday, July 5, 2010

Design Cais do Porto - Porto Alegre

Cais do Porto:


Sou de Porto Alegre e moro em Miami há oito anos. Tenho mestrado em arquitetura pela Florida International University. Julgando apenas pelas imagens de ZH online, Porto Alegre está perdendo uma oportunidade única na sua história. A proposta de design do Cais do Porto deve ser feita através de concorrência internacional aberta a arquitetos no mundo inteiro, e não por profissionais desatualizados e anônimos. É isso que Miami faz, não perderiam uma oportunidade com essa!

Um grande nome da arquitetura internacional torna uma cidade mundialmente conhecida da noite para o dia. Antes mesmo de ser escolhido o projeto, só o processo de submissão de design já tiraria Porto Alegre do mapa. A arquitetura de excelência tem o poder de revitalizar economicamente uma região. Veja o caso de Bilbao e o museu do Guggenheim desenhado por Frank Gehry.

O projeto proposto é fraquissimo, tímido, conservador e o paisagismo é primario. As torres são cópias maquiadas do prédio do centro administrativo (CAERGS). Simplesmente um desastre em termos de arquitetura de ponta.

Uma concorrência de proposta de design pode ser feita em menos de dois meses, e POA teria o mundo inteiro de olhos no Guaiba. Centenas de propostas, as mais criativas estariam disponíveis. Envio abaixo dois links onde maiores informações podem ser obtidas em como organizar um evento desta natureza. Ainda há tempo de se corrigir o erro.

O Governo do Estado e o Governo municipal precisam receber informação imparcial que o projeto proposto está muito abaixo do nivel da arquitetura atualmente proposta no resto do mundo.

Abaixo segue a ultima concorrencia internacional feita em Miami por um grupo independente. Concorrencias similares sao feitas pelos orgaos publicos.


http://www.flickr.com/photos/dawntownmiami/sets/72157622692654720/

Organizacao responsavel por essa concorrencia- Dawntown Miami.
http://dawntown.org/about/

No comments:

Post a Comment